[youtube id=”QW8v_WHXj-c” width=”600″ height=”350″]
Já se tem dito que o futuro dos games será mobile. Pode ser que o futuro dos heavy gamers também seja, pelo menos no que depender do Project Fiona, que promete fazer os games de PC rodarem nos tablets, sendo executados nativamente em uma interface especialmente projetada para jogos e com um hardware que não deixa nada a desejar aos mais aficionados.
Prometendo ser um divisor de águas no mundo dos videogames, foi um dos destaques da última CES. Além de poder rodar qualquer jogo desenvolvido para PCs sem precisar ser portado especificamente para a plataforma, o tablet ainda pode funcionar como um computador comum, bastanto para isso que seja acoplado mouse e teclado (pode ainda ser usado como PC comum, instalar jogos via Steam, OnLive, etc) — imagens de divulgação mostram o tablet rodando jogos como Assassin’s Creed: Revelations, Warhammer 40.000: Space Marine, e até Firefall, que ainda nem foi lançado.
Importante notar que o produto ainda está no estágio de “conceito”. A previsão de preço é de que custe menos de 1000 dólares, isso lá fora (segundo comentários no youtube do fabricante). É de se supor que use um SSD para aumentar a velocidade e diminuir a espessura, mas isso encareceria o projeto. E qual seria a duração da bateria para um processamento tão potente?
Especificações técnicas do Project Fiona
- Processador: Intel® Core™ i7
- Tela: 10.1″ polegadas, 1280 x 800 pixels, multitouch
- GPU: não divulgada
- Memória: não divulgada
- Armazenamento: não divulgado
- Autonomia: não divulgada
- Conectividade: WiFi 802.11b/g/n, Bluetooth® 3.0
- Audio: Dolby® 7.1 surround sound
- Sensores: rotação nos 3 eixos, acelerômetro e magnetômetro
- Controles: 2 joysticks com direcional analógico, 4 botões frontais e dois traseiros, cada